Psicologia é...

Psicologia. Substantivo feminino.  Ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.

E o que isso quer dizer?

O mundo em que vivemos está em constante mudança, certo? 

E você já percebeu como essas mudanças afetam  sua vida, seu bem-estar, seus planos para o futuro?

O tal “mundo em que vivemos” engloba cada área da vida de cada um de nós: os   relacionamentos com outras pessoas, amores, amigos, filhos, pais; as relações com as coisas que nos cercam, o meio ambiente, o planeta, a alimentação, o dinheiro; os sonhos, planos, expectativas, frustrações; o passado que vivemos; as faltas que sentimos; as coisas ditas e as bem escondidas.

Ao longo da vida vamos aprendendo a administrar os muitos mundos que nos habitam, aprendendo a gerenciar nossas prioridades, deixando de lado algumas partes que parecem menos importantes, até que um dia começamos a nos incomodar.

E o incômodo começa a doer. E como dói!

E é nesse momento que as pessoas costumam procurar ajuda nos profissionais de Psicologia.

Os psicólogos, através de práticas diversas, principalmente a escuta, apoiam seus clientes na ampliação de formas e recursos para estarem no mundo de um modo mais integrado às suas escolhas, desejos e possibilidades.

Os efeitos do acompanhamento psicológico na vida das pessoas produzem  benefícios diretos à saúde mental e física, reduzindo sintomas diversos e ampliando as possibilidades de viver em maior equilíbrio consigo e com o mundo à sua volta.

Vivemos em um tempo de muitas e aceleradas mudanças, conhecer e respeitar nossas possibilidades, limites, desejos, cansaços, pode ser um caminho interessante para  descobrir onde e como queremos ir.


Por Laura Ferreira, 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer um café? Portas abertas, abraços, biscoitos, xícaras de café e as trocas entre terapeutas num espaço clínico de sublocação.